Frente Parlamentar Estadual da Coleta Seletiva
Coordenação: Deputado João Antonio (PT)
Assembléia Legislativa de São Paulo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CEMPRE


Em entrevista ao Cempre Informa, Hélder Muteia, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, fala sobre a decisão da Assembleia das Nações Unidas de eleger o cooperativismo como foco em 2012.
Por que a ONU tomou essa decisão?
Foi uma forma de destacar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico da humanidade, principalmente no que diz respeito ao combate à pobreza, à geração de postos de trabalho e à integração social. O mundo terá este ano a oportunidade de constatar quão presentes as cooperativas estão no nosso dia a dia, produzindo bens materiais e serviços de valor inestimável. O mundo poderá também tomar consciência da inquestionável natureza social do ser humano. De que não vivemos de forma isolada. Que nos conectamos em laços múltiplos, incluindo aqueles que nos permitem produzir de forma organizada e coletiva.

Quais os objetivos traçados pela ONU para o ano?
Os objetivos são muitos e se reúnem em três grandes grupos: o primeiro na linha de permitir que o mundo ganhe consciência da importância e contribuição das cooperativas para o desenvolvimento econômico, social e cultural e de como elas podem dar um contributo fundamental para os Objetivos do Milênio; o segundo no sentido de promover a formação e expansão das cooperativas nos diferentes quadrantes da vida das comunidades; o terceiro no intuito de encorajar os governos a adotarem um quadro legal e políticas públicas que favoreçam a criação e as atividades das cooperativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário