Frente Parlamentar Estadual da Coleta Seletiva
Coordenação: Deputado João Antonio (PT)
Assembléia Legislativa de São Paulo

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tecnologia e Meio Ambiente Dois assuntos distantes, mas que têm que andar juntos


A tecnologia tem uma evolução muito rápida – se compararmos um celular de 10 anos atrás tem nada parecido com um de hoje –, ela evolui de acordo com nossa necessidade fazendo com que haja mais e mais produtos eletrônicos, onde muitos deles prejudicam o meio ambiente, com isso as novas tecnologias foram obrigadas a caminhar lado a lado com nossa natureza. Novas ideias de produtos ecologicamente correto foram propostas e aceitas. As empresas são uma grande influência para a poluição tanto para o ar quanto em poluir rios.

A velocidade do mundo de hoje é acelerada, muito acelerada, e a tecnologia caminha com ele. De acordo com nossas necessidades novas tecnologias são inventadas a cada momento, e muitas delas são prejudiciais ao meio ambiente como os carros, energia elétrica, as fábricas, enfim, a maioria delas prejudicam, mas como o prejuízo está sendo grande e nós estamos “sentindo na pele” novas formas de tecnologias foram inventadas ou outras aperfeiçoadas como os carros mais econômicos que poluem menos, ou também em fazer postos de recebimentos de celulares, pilhas e remédios vencidos ou estragados. Essas foram as primeiras iniciativas da tecnologia pra o convívio com a natureza.

Depois foram surgindo os “ecologicamente corretos” como as sacolas oxi-biodegradável, garrafas de refrigerante reutilizável, surgiram os pen drives ecológicos, casas ecológicas ou hotéis, enfim várias novas ideias foram aparecendo e saindo do papel. A partir deste momento a tecnologia foi obrigada a caminhar lado a lado com o meio ambiente fazendo com que seja menos poluído. Mas ainda é pouco, pois está sendo menos poluído, então apesar de minimizado ainda há poluição, não que isso seja não importante, pelo contrário, mas ainda há muito para melhorar a situação do aquecimento global, só que é assim no início como aquele ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”, tem que ser assim no início e continuar progredindo a cada dia que passa.

Nós não podemos deixar que fiquem inventando algo que minimize a poluição e fazermos nada, então fazermos coisas ecológicas em casa como não desperdiçar água, economizar energia elétrica, jogar lixo na lixeira e cada lixo em sua lixeira adequada (lixo seco, orgânico, etc), andar menos de carro, todos nós podemos fazer a diferença cada um com sua consciência, pois ela quem te influencia se quer ir ao caminho certo ou o errado, onde geralmente o errado é o mais fácil e cômodo.

Depois que catástrofes aconteceram as empresas que antigamente “poluíam mais que lucravam” passaram a pensar antes de poluir. Existem fábricas que utilizam água e as sujam que passaram a utilizam um aparelho que parece uma escada que fica escorrendo a água como se fosse uma cachoeira quem às limpam, dando chance de serem reutilizadas. Esses métodos saem mais econômicos – por ser reutilizada – e ajudam a natureza, pois essa água suja poderia ir a um rio poluindo-o.

Então, a natureza meio que obrigou novas tecnologias seguirem as suas ordens e tentar fazer o mundo melhorar, agora resta todos aceitarmos e colocarmos no nosso dia-a-dia que devemos cuidar do meio ambiente o fazendo melhorar em casa e comprando produtos ecologicamente corretos.

Contato: vinicius@planetasos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário