Frente Parlamentar Estadual da Coleta Seletiva
Coordenação: Deputado João Antonio (PT)
Assembléia Legislativa de São Paulo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Silenciosa Poluição Visual


Paredes pichadas, ruas cheias de placas de propaganda , chamadas de cartazes, umas por cima das outras, faixas nos postes .Tudo isto é responsável pela poluição visual.Essa forma de poluição não causa problemas de saúde, mas enfeia o ambiente, deixando-o

paredes pichadas, ruas cheias de placas de propaganda , chamadas de cartazes, umas por cima das outras, faixas nos postes .Tudo isto é responsável pela poluição visual.Essa forma de poluição não causa problemas de saúde, mas enfeia o ambiente, deixando-o sujo e bem menos repousante, piorando a qualidade de vida.
Exemplos disso são : a utilização da fachada frontal ou lateral de edifícios como espaço publicitário, a fixação de cartazes imensos que impedem a utilização de janelas, a instalação de painéis digitais em pontos que dispersam a atenção de motoristas e panfletos e cartazes que inundam as ruas em época de eleição.
Um tipo particular de poluição visual é a luminosa.Á primeira vista não parece, mas ela existe e, em excesso, causa diversos prejuízos.A iluminação dos grandes centros urbanos é feita de qualquer maneira e com desperdício de energia, esse tipo de iluminação diminui a transparência da atmosfera, prejudicando a visão do céu noturno e atrapalhando o sono das pessoas que moram em frente aos luminosos.
A poluição luminosa pode ser definida como sendo qualquer efeito adverso causado ao meio ambiente pela luz artificial excessiva ou mal direcionada. Um desses efeitos, que prejudica ou mesmo impossibilita totalmente o trabalho dos astrônomos, é o fulgor do céu noturno, percebido principalmente sobre as cidades, mas não se limitando a essas áreas, já que a interferência que algumas aglomerações urbanas causam pode ser notada a centenas de quilômetros de distancia.
Fazendo um levantamento da iluminação artificial noturna em nossas cidades, podemos perceber facilmente o enorme desperdício de luz causado por luminária que lançam grande parte de sua luz para cima, paralelamente ao solo ou para além da área útil.São os postes da iluminação das ruas, os das praças, em forma de globo esférico, os refletores das quadras de esportes, estacionamentos, canteiros de obras, clubes, aeroportos , etc.
Se cada dispositivo de iluminação fosse criado com o cuidado de aproveitar toda a luz gerada, dirigindo-se para baixo, os níveis de poluição luminosa cairiam mais de oitenta por cento.
Fonte: Meio Ambiente em Jornal - A Voz da Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário